Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

História Varilux


A Essilor foi pioneira em lentes multifocais ou progressivas, quando desenvolveu a Varilux há 50 anos. Esta invenção constituiu o maior avanço no campo de compensação da presbiopia (vista cansada), por proporcionar soluções visuais mais eficazes e confortáveis, que ampliam os campos de visão e reduzem os movimentos da cabeça e dos olhos.


Atualmente, um em cada 3 presbitas é usuário da lente multifocal Varilux, o que torna o produto a lente multifocal mais utilizada em todo mundo.




A vasta gama de lentes multifocais Varilux e as diversas opções disponíveis permitem atender a cada uma das necessidades individuais dos portadores. Além de compensarem a presbiopia, as lentes Varilux podem corrigir simultaneamente qualquer outra deficiência visual associada (miopia, hipermetropia, astigmatismo).


História das lentes multifocais


Por que as lentes eram pequenas e redondas?


Simplesmente porque era mais fácil, no século XIII, conseguir cortar uma pequena lente sem impurezas numa placa de vidro. O diâmetro reduzido limitava as aberrações ópticas. Por sua vez, a forma redonda, centrada no olho, facilitava a regulação das lentes pelo óptico, em caso de astigmatismo. A lenda atribui a Benjamim Franklin a "invenção", em 1785, da lente bifocal, antecessora das lentes multifocais.


Quando surgiu a ideia de criar uma lente multifocal?


A ideia nasceu de uma constatação muito simples de Bernard Maitenaz, licenciado das Artes e Ofícios da Escola Superior de Óptica e ingressado na Société des Lunetiers em 1948. Ele havia estudado em mecânica formas complexas e, mais tarde, verificou que, em óptica, se utilizavam apenas formas simples, como esferas e toros. Tentou, então, formas mais complexas para melhorar o desempenho dos óculos. O projeto de uma lente multifocal era seu hobby pessoal, dedicando noites e finais de semana ao trabalho. Em 1955, Maitenaz apresentou um conjunto coerente de cálculo e de fabricação à Société des Lunetiers, possibilitando o registro da primeira patente do projeto de fabricação das lentes multifocais.


Desenvolvimento de uma tecnologia de produção


A patente demonstrou a viabilidade da nova lente, que ainda era muito imperfeita. Para progredir era necessário imaginar uma máquina suficientemente flexível para produzir todos os tipos de superfície. Assim, o método de "geração por curva" foi substituído pelo de "geração por ponto", que ainda hoje é utilizado. Em 1959, após muitos aperfeiçoamentos na produção, as lentes multifocais Varilux foram lançadas em Paris, por ocasião do Congresso Internacional dos Ópticos.


Varilux em evolução constante


No fim de 1969, a lente multifocal Varilux ultrapassou a casa dos 2 milhões de vendas e, em 1972, a dos 5 milhões.

Nenhuma outra lente multifocal aliava as vantagens das lentes de tipo "duro" (amplo campo para a visão de perto) e do tipo "suave" (boa visão periférica). A Varilux torna-se, então, a lente mais vendida no mundo.

A Essilor continuou a investir em pesquisas de aperfeiçoamento, lançando a Varilux Comfort em 1994 e a Varilux Expert em 1997. Em 2000, a empresa revolucionou o mercado: lançou Varilux Panamic, primeira lente que oferece total liberdade de visão, desenvolvida a partir de observação e incansáveis testes com usuários. Em 2004, outra novidade: Varilux Pix, a menor lente multifocal, com desenho específico para armações pequenas.

Em 2005, surge a Varilux Ipseo, primeira lente realmente personalizada. Para tanto, a Essilor desenvolveu o equipamento Vision Print System, que mede a forma como a pessoa olha ao redor. Assim, fornece um índice da proporção de movimentos cabeça x olhos que o usuário realiza para confeccionar a lente absolutamente sob medida. Varilux Ipseo é tão personalizada que vem com as iniciais do usuário gravadas nas lentes.

Em 2006, também em lançamento mundial, Varilux Physio e Varilux Physio 360° chegam ao mercado. É a visão entrando na era digital. A partir do revolucionário W.A.V.E. Technology, as lentes são produzidas por meio de uma forma patenteada de cálculo, proporcionando aos usuários máxima nitidez, amplitude, conforto e precisão visual em todas as direções do olhar. Já em 2008, a Essilor lança os modelos Varilux Pix 360° e Varilux Comfort 360°.