Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Responsabilidade Social



A Essilor participa de ações comunitárias há muitos anos, contudo de forma mais institucional desde 2002, com o Instituto Varilux da Visão. Ele foi criado com o intuito de colaborar com a melhoria da visão da população, por meio da doação de lentes oftálmicas para correção visual.

Em associação com instituições ou organizações, o Instituto participa de ações e projetos em todo o território nacional, tais como: Pequenos Olhares, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; Saúde Visual, do Instituto Helen Keller; Mais Visão, do Instituto Penido Burnier; Ver para Aprender; do SESC do Rio de Janeiro; entre outros.

O Instituto Varilux da Visão beneficia entre crianças e adultos, que passam a enxergar melhor com as lentes doadas. Nestas atividades foram atendidas pessoas em cidades do interior do país, das metrópoles, aldeias indígenas, populações ribeirinhas da Amazônia, comunidades carentes etc.

Visando cumprir a missão da Essilor de oferecer a melhor solução em lentes para correção visual da população, o Instituto Varilux da Visão tem os seguintes objetivos:

• Fomentar ações e projetos voltados para a visão, sejam eles participação em ações sociais ou programas de detecção e correção visual;

• Financiar pesquisas no campo da visão;

• Ao auxiliar na correção visual, colaboramos para a capacitação de adultos e crianças, seja no estudo, no trabalho ou nas atividades sociais.

Instituto Visão Varilux

Quem não tem qualidade de visão encontra uma barreira muito grande no seu dia a dia:

• Crianças têm dificuldades no aprendizado e em atividades físicas e o desenvolvimento social fica comprometido;

• A evasão escolar, que tem como maior causa a baixa acuidade visual
. Ela gera dificuldade no aprendizado e, muitas vezes, é confundida com deficiências mentais;

• Um adulto não consegue realizar as tarefas do dia a dia, trabalhar ou ler;

• Cerca de 80% das informações que necessitamos são recebidas diariamente
por meio da visão. No Brasil há aproximadamente 71 milhões de pessoas que precisam de correção visual (Fonte: AcNielsen – Omnibus Study – Fev/2001);

• 60% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com tratamento precoce;

• Todo ano 500 mil crianças ficam cegas no mundo (
Fonte: OMS Organização Mundial de Saúde).